sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A confissão


- Padre, eu pequei contra Deus e contra os irmãos.
- Quais são os seus pecados, meu filho?
- Ah, padre, em primeiro lugar eu desejei a mulher do meu vizinho. Depois eu pequei contra a castidade; o senhor sabe, eu estava me preservando pro casamento e.... O senhor sabe, né? E depois disso tudo ainda....
Com toda a autoridade que Deus e a igreja lhe conferiram, disse o sacerdote:
- Não, não. Vamos por partes, meu filho. Esses dois pecados, que aliás são muito graves, correspondem, na ordem que você confessou, ao sexto e ao nono mandamentos, respectivamente.
- Pois é, padre, eu estou arrependido e peço perdão.
- Meu filho, para cada um desses pecados você deve rezar dez ave-marias e dez pai-nossos. Vá em paz e que o Senhor o acompanhe.
- Mas padre, ainda falta um pecado.
- Sim, meu filho, prossiga.
- Como é do seu conhecimento, eu trabalho em uma empresa junto à bolsa de valores, e eu terminei por dar um grande desfalque no mercado financeiro. É a tal coisa.... Bancar uma mulher fina como aquela, só com muita grana, não é mesmo?
- Ah, meu filho. Esse pecado diz respeito ao sétimo mandamento e não adianta você fazer qualquer penitência. Eu acho que nesse caso, nem eu nem mesmo Ele pode interceder.
- Como assim padre?
- Eu aconselho que você confesse para as autoridades e aguarde as consequências. Penso até que você pode ser absolvido.
- O senhor acha mesmo, padre?
- Com certeza filho. No momento, o supremo tribunal de justiça está trabalhando com um pacote promocional e tá absolvendo todo mundo. Eu diria que o supremo está mais ”benevolente” do que aquele lá de cima. Vá em paz e que o Senhor o acompanhe.

Um comentário:

Dilma disse...

Roberto,Formidável este texto!Só mesmo colocando um pouco de humor em nossa realidade política e jurídica.Bom domingo,Dilma.